quinta-feira, 5 de julho de 2018

Passámos por pais irresponsáveis.. não foi fixe.

O Gustavo é muito branquinho e loiro. No entanto temos vindo a descobrir uma coisa este verão: bronzeia-se com imensaaaa facilidade.
Eu e o pai temos a pele morena e ficamos bem escurinhos no verão. A Matilde por exemplo, é bem branquinha mas fica morena mais depressa do que nós.
Eu adoro praia e piscina, no entanto ainda nem dez vezes fomos este ano. Das vezes que fomos tomámos todas as precauções possíveis: não ir na hora de maior calor, levar chapéu de sol, por chapéu ao Gustavo (apesar de o estar sempre a tirar), ter uma tshirt vestida sempre que possível e por muito protetor mineral 50 a toda a hora.
No nosso dia a dia, o Gustavo sai de casa cedo e sempre barrado em protetor solar. Para além disso leva o protetor num saquinho para voltar a pôr se por acaso for passear com os avós, coisa que nunca faz na hora de maior calor, até porque nem os avós aguentam.
Portanto, somos bastante cuidadosos com o sol e com os perigosos associados à sua exposição prolongada. Eu sou mais atenta que o Zé verdade seja dita. Longe vai o tempo em que não ligava a isso e nem protetor punha.
Hoje o Gustavo foi levar uma vacina, e antes de sair de casa,  como estava calor, barrei-o em protetor. Só para ir levar a vacina, e caso quisesse depois ir um pouquinho ao parque. 
No centro de saúde, a enfermeira que até foi uma querida com ele, chama-nos no fim:
- Já foram à praia com ele não já?
Respondemos felizes e contentes que sim. E foi aí que começámos a levar um pequeno sermão porque o rapaz estava muito bronzeado e claramente não tínhamos os cuidados devidos.
Não valia a pena dar grande resposta até porque a senhora não foi de todo rude. Mas sinceramente uma parte de mim não gostou e senti-me julgada de maneira bastante injusta. Podia ser sobre outro assunto qualquer. Podiam julgar-me porque o meu filho tem 18 meses e já come um gelado pequenino de vez em quando. Ou um bolo. Mas não pela questão do sol, porque nisso sou completamente consciente e responsável.
O Gustavo vai continuar a ir à praia, à piscina, ao parque, e a todos os sítios possíveis ao ar livre, porque é onde se diverte mais e é o que lhe faz melhor. Com as devidas precauções, como sempre.

Ps: Amanhã às 16h vamos à praia!!



Eram 10h30 da manhã, estavam cerca de 24 graus, o miúdo estava cheio de protetor 50


Eram 17h , estavam cerca de 22 graus e tinha bastante protetor.


4 comentários:

  1. Aconteceu-me o mesmo c a Gabi... Na altura senti-me muito mal e a pensar q não estava a pôr protetor solar co deve de ser!!! Depois verifiquei mm isso, apesar de todos os cuidados bronzeamo-nos rapidamente!!!

    ResponderEliminar
  2. Ahhhhh e nenhuma das minhas filhas apanhou um escaldão, tanto qdo estão cmg, tanto qdo estão c o pai 😁

    ResponderEliminar
  3. Ainda bem, creio que a enfermeira só quis ajudar. Uma sugestão seria usar camisolas próprias para exposição solar na praia, com FPS50 inscrito ao invés de tshirt de algodão. É mais seguro e mais confortável para eles. P.ex. existem na decathlon ou imaginarium. Boas férias!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu pensei em comprar essas camisolas, mas na altura li algures que eram uma "fraude" e que qualquer camisola protegia. Vou investigar. Obrigada pela dica!

      Eliminar