quinta-feira, 12 de julho de 2018

Entrei nos 30 (e acabei o dia a chorar muito no quarto)

O meu dia de aniversario foi simples. Almoço com os pais, avós, Zé, Gustavo e miúdas. De tarde brincadeiras no quintal, relax, tenda de bolas, mini piscina e essas coisas todas novas de quem agora é mãe.
Ao final do dia por volta das nove da noite, fui deitar o Gustavo como sempre. Disse-lhe que estava na hora do ó o, de ir dormir, para dizer adeus ao pai e manas, e lá fomos nós.
Deitei-o na cama dele e sentei-me ao lado como faz parte já da nossa rotina. Adormece sempre assim.
Hoje começou a chorar. Chorou e pediu colo. Nunca fui de deixar o meu filho a chorar até dormir portanto peguei-lhe ao colo. No entanto continuou a chorar.
E chorou durante 50 minutos. Nunca em toda a sua vida fez algo assim. Chorava, gritava, esperneava. Poderia pensar que fosse uma dor ou algo assim, mas sinceramente parecia-me birra. Pedia para ir abrir a porta da rua e para ir para a sala. Ele parecia possuído e eu estava a perder o controlo. A certa altura tive uma vontade brutal de lhe dar a maior palmada do mundo e de gritar com força para ele se calar. Consegui respirar fundo e não o fazer.
O Zé veio ter comigo e disse-me para eu sair que ficava ele com o miúdo, que continuava a gritar. Eu suspirei F*odac*e e entreguei-lhe o miúdo. Fechei-me no quarto e chorei, enquanto ouvia o meu filho chorar.
Passado algum tempo voltei a ir buscar o miúdo e levei-o à varanda para ver os aviões. Parou logo de chorar e começou a rir. Os olhos mal abriam do sono, mas por algum motivo não queria dormir.
Estava frio e fomos para a sala. Na sala já com o pai e manas, ia brincando com a mana mais nova mas de vez em quando lá voltava a birra.
Acabou por adormecer na sala deitado no sofá a ver televisão. Eu fiquei sem perceber o que se passou. O que o incomodava ou o que queria. Repito que acho que foi mesmo uma birra gigante. 
Eu sei que há miúdos que fazem muitas birras. O Gustavo também as faz quando é contrariado mas é algo passageiro. Até é um miúdo a quem se dá a volta com facilidade. E isto não foi uma simples birra, levava claramente um óscar.
Não percebi o que foi isto. Senti coisas que nunca senti. Dei por mim no quarto a chorar, a tapar a cabeça com a almofada com vontade de gritar e de partir tudo à minha volta. Senti-me completamente descontrolada. E estava. Não consigo parar de pensar em como me senti no limite e tão perto de perder o controlo. E se um dia isso acontecer? Digam-me que também já se sentiram assim, para não me sentir tão má mãe.
Estou já com uma ansiedade brutal a pensar na noite de amanhã. Se será tranquila como de costume ou se vai ser outra vez o caos. Sei que para quem está a ler isto não foi nada demais. A mim, não me sai o choro dele da cabeça. 
Agora vou tentar dormir e tirar este aperto que tenho dentro de mim. E tentar aliviar estas dores nas costas de ter estado quase uma hora com ele ao colo.
(Talvez descubram erros por aqui, não tive paciência de reler o texto.)

Sigam a minha página pessoal aqui


Assim até parece um anjinho não é?

6 comentários:

  1. Tenho 2 filhos! Uma menina de 7 anos e um menino da idade do seu. Não desespere! Já vi todo o tipo de birras e já fiz imensas loucuras para os meus filhos dormirem. Mais com a mais velha...aprendi com os erros que cometi��.
    O meu miúdo é super tranquilo na hora de ir dormir... sempre foi... mas há um mês atrás lembrou-se de fazer birra na hora de ir dormir. Solução: sentadinhos no sofá da sala, sem televisão e sem conversas... cheguei a fingir que dormia... e sim... houve uma palmada ou duas pelo meio... isto durou uma semana ... depois voltou ao normal!�� Mas com o seu Gustavo dever ter sido a excitação do dia! A minha filha quando era mais pequena acontecia o mesmo. Quando o dia era de festa... podia estar podre de sono... e não dormia...Ela sim, foi terrível para dormir...nunca gostou de dormir... até aos 3 anos eu ou o pai tínhamos que ficar com ela de mão dada até à piolha adormecer ... o que levava horas!!!
    Bjinhos e coragem

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este ontem dormiu na minha cama, coisa que não acontecia há imenso tempo. Vamos lá ver o que a próxima noite me reserva! Beijinho grande e felicidades para os seus meninos.

      Eliminar
  2. Tbm já me senti assim não é por sermos más mães é apenas algo que não lhes correu bem e ficam transtornados amanhã será um dia melhor deus esta no comando

    ResponderEliminar
  3. Ola bom dia Catarina .
    Eu tenho uma filha com 12 anos e aconteceu me una vez um episodio muito parecido em que eu ja estava a entrar em panico potque nao sabio o que fazer para acalmar a Matilde que sempre foi uma crianca muito calminha.
    N sei dizer o que fez ela chorar assim mas acabou por se acalmar o fim de 30 minutos e eu acabei por me sentir mais aleviada deiteia na caminha e fiquei a olhar para ela enquanto ela dormia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O mais complicado é de facto ainda não falarem e não termos a certeza do que se passa. Beijinho grande. Aqui também há uma Matilde muito calminha.

      Eliminar