quinta-feira, 26 de julho de 2018

O melhor é parar de escrever

Quando uma senhora comentou algo no meu blogue do género "Credo não sabe lidar com as birras do filho" muitas de vocês foram duras a critica-la. Que era má pessoa, que era uma invejosa, que era mal amada, que não tinha vida própria, que era uma víbora e bla bla bla... vocês avisaram-me sim, sobre os tipos de pessoas que destilam veneno. Avisaram e eu achei exagerado. Se calhar  não estavam assim tão erradas e se calhar há mesmo pessoas mesquinhas e maldosas neste mundo da escrita online.
"Imitação fraquinha" e "Já li isto mas em bom" foram dois dos comentários deixados no meu post sobre as idas à praia com a minha família. (podem ver esse post aqui
Não me dei ao trabalho de ir ver se quem deixou os comentários é quem está à frente do blogue que alegadamente eu copiei, não vale a pena. Depois os outros comentários eram anónimos, gosto sempre dessa parte também.
Aparentemente o crime foi que tive uma ideia que alguém já tinha tido: comparar as minhas idas à praia antes e depois de ter filhos.
Este é um blogue materno tal como outras centenas. Penso ser normal que todas as mães de Portugal passem por situações idênticas. É por isso que as pessoas acabam por se identificar com os blogues. Penso ser normal que quem escreve sobre a vida materna escreva sobre os mesmos assuntos, visto que vivem os mesmos assuntos.
Várias leitoras (mas das queridas e fofinhas, daquelas que valem a pena) comentaram nesse post que com elas era exatamente assim. Portanto este post poderia ter sido escrito por qualquer pessoa. Foi por MIM. Qualquer família antes de ter crianças, conseguia estar deitada na toalha na praia. Qualquer família depois de ter crianças passa o dia a brincar na água. Será que referem que copiei o facto de fazer uma lista com antes e depois? Não sei, nem vou tentar saber. 
Sigo um blogue, escrito por duas Joanas que acho fabulosas. Se quisesse copiar um texto, escolhia um em bom. (Demais?!)
Na internet somos bombardeados de antes e depois. Por exemplo a nossa vida quando vivemos com os nossos pais, e a nossa vida quando saímos de casa (será que já alguém escreveu sobre essa, ou posso eu fazê-lo?). E as imagens engraçadas? Do género, eu solteira toda arranjada, eu casada toda desmazelada (já viram essa? Tem piada).
No fim de semana passado fui à praia em família. Quisemos jogar às cartas mas não conseguimos. Dei por mim a pensar em como era diferente ir à praia depois dos filhos e antes dos filhos. Muitas pessoas se conseguiram rever no que escrevi, porque adivinhem só, as idas à praia em família são iguais para todos. Mas por favor, não se identifiquem com esse meu texto porque estão a plagiar os meus pensamentos.
Depois de ter sido acusada de copiar um texto de um outro blogue sobre o assunto praia, por curiosidade fui pesquisar. Há alguns anos, um blogue materno com mais de cem mil seguidores fez um post incrivelmente parecido. Sobre como eram os seus dias antes dos filhos e depois dos filhos. Portanto quer dizer que o blogue que afirma que eu o copiei, também copiou esse outro blogue, é isso? Só pode. Pela sua lógica é.
Já me tinham avisado disto. Das pessoas que eu iria encontrar com comentários maldosos. Não pensei é que fosse já. Afinal normalmente só os grandes blogues têm esse tipo de comentários. Afinal quem perde tempo a ler um texto de que não gosta, a comentar no facebook e voltar a comentar no blogue?
Ia escrever um post sobre o meu filho chorar durante a noite. É melhor não, não vá outra bloguer com filhos que choram ter tido essa ideia primeiro.
Hoje ia escrever um post sobre os avós, visto ser o dia dos avós. Quase aposto que muitas pessoas o vão fazer, por isso é melhor deixar de lado também.
Nem quero imaginar quando começar o desfralde. Com tantos blogues que falam do assunto podem mesmo por-me em tribunal por abordar a situação de forma idêntica. Antes do desfralde caminhas sempre limpas, durante caminhas sempre com chichi. Antes do desfralde muito dinheiro em fraldas, durante o desfralde muito dinheiro em lençóis. É algo básico de se pensar e de se escrever não? Possivelmente se procurar até encontro algo muito parecido. Também tenho um texto já escrito para lançar sobre a depressão pós parto. Outro sobre a ansiedade na gravidez. Outro sobre o facto de não me ter sentido mãe assim que tive um filho. Certamente não serei a primeira nem a última a escrever sobre esses assuntos.
Retirei uma conclusão fantástica disto tudo: lido melhor com os comentários negativos do que eu julgava. Ou então é por estes serem tão parvos e sem sentido que só me deu para rir. Também pode ser isso.
O engraçado é que me poderiam ter enviado uma mensagem. Mas foi muito mais giro comentarem em diversos locais para me arrasarem ao máximo. (Tenho uma ferramenta excelente que se chama apagar comentários e bloquear utilizadores. Talvez a comece a utilizar) No meio disso ainda identificaram o blogue que supostamente copiei, que por sinal tem metade dos meus seguidores, contribuindo para uma publicidade gratuita fantástica para o mesmo. Hum. Curioso agora que penso nisso.
Enfim, foi mesmo a situação mais caricata e simplesmente, sinceramente, estúpida. Sim, porque tinha muito sentido eu copiar um texto e posta-lo. E ainda publicitar o mesmo para chegar ao original. 
Acho que o que mais me incomoda, e agora nem falo deste caso, é a quantidade de criticas negativas dirigidas a blogues de crianças, onde devia reinar o amor. Não gostam, sigam. Caramba, estamos a falar de famílias. Onde reina a felicidade. Mas se calhar o problema é mesmo esse, a felicidade também incomoda.
Sabem que mais? Sejam felizes!! Mesmo. Sigam os blogues de que gostam. E se vos fizer feliz destilar veneno em blogues que não apreciam, força também. Estamos num país livre. Eu sou livre de escrever o que quero. Quem lê é livre de gostar ou não. Quem lê é livre de comentar coisas boas ou más. E eu sou livre de apagar algum comentário se assim o entender. (Desta vez deixei os do facebook, os do blogue não aprovei, visto que eram iguais.)
Ou então façam como eu. Vivam a vossa vida. E se tiverem um blogue, escrevam nele sobre o que querem, como querem e quando querem. E caguem-se para as criticas. 


Ps- Fui ver esse blogue para tentar não escrever sobre os mesmos assuntos. Esse blogue tem um post sobre as filas prioritárias. Eu tenho um texto sobre isso que vou lançar. O que vale é que o é escrevi há dois anos no meu facebook pessoal e continua lá. Assim no máximo, foi o blogue que me copiou a mim. Yeah.

Ps2- Tenho a certeza que a Carolina Deslandes só está grávida novamente para copiar a Carolina Patrocínio. (Ironia, adoro ambas as famílias, sigo ambas).



O Gustavo a chorar depois de ler os comentários negativos. Na verdade queria mais gelado.


5 comentários:

  1. Bonito seria quem não gosta, passar à frente! Não entendo comentários negativos, ninguém é obrigado a seguir ninguém e acima de tudo, quem manda no blogue é o seu autor. ;)

    ResponderEliminar
  2. Não consigo parar de rir. Falou e disse! Há mesmo pessoas muito estúpidas. Adoro este blogue e adoro a sua escrita com ironia. Continue por favor!!!

    ResponderEliminar
  3. ����‍♀️����‍♀️ posso esquecer que acabei de ler que te acusaram de "plágio" numa cena que toooodas passamos por isso?? Opaaa só me dá para rir!!!

    ResponderEliminar
  4. Se isto fosse um plagio digo já que está bem melhor que o original ahah. Não só o texto em si, como a apresentação, como as fotos.

    ResponderEliminar