terça-feira, 8 de maio de 2018

Não existem meios irmãos

Quando engravidei tive receio da reação das duas miúdas. Afinal, ia nascer um bebé filho do pai delas mas de uma outra mulher.
Rapidamente percebi que esses receios não tinham fundamento. Durante toda a gravidez as futuras manas mostraram-se ansiosas e felizes. 
A mais nova chegou a vir ter comigo um dia a dizer que se fosse preciso podia tirar dinheiro do mealheiro dela para pagar consultas e ecografias. A mais velha passou a dona de casa ajudando imenso nas tarefas domésticas para eu não me cansar. 
Desde que o Gustavo nasceu que digo que não considero a Gabriela e a Matilde como meias irmãs. São irmãs, ponto. Achei impressionante o modo como acolheram logo aquele bebé e como o amaram. Ainda eu estava atordoada com a minha nova tarefa de ser mãe, já elas estavam prós na tarefa de manas mais velhas. 
Aqui há tempo uma senhora até fez questão de explicar que "diz-se meios irmãos porque só têm metade dos génes". Agradeço muito a explicação não fosse eu ficar na ignorância. 
Por aqui, continuo a dizer que são irmãos. Nem faz sentido doutra maneira.
- Oh Gabriela ajuda o teu meio irmão a vestir-se.
- Matilde não tires o brinquedo ao teu meio irmão.
- Gustavo não puxes o cabelo da tua meia irmã.
Não sei se sou só eu, mas não me faz muito sentido.
Eu sempre detestei ser filha única e nunca quis que o meu filho fosse o único em casa. Por esse motivo queria ter três filhos. Achei que três irmãos era o ideal. Fui muito esperta eu sei. Escolhi um homem com duas filhas portanto o serviço estava bem adiantado. O Gustavo nasceu e pronto já eram três irmãos. A questão de não ter um filho único está tratada.
Quem convive connosco sabe bem a loucura que as irmãs têm com o bebé e vice versa. Quando vamos buscar as miúdas à escola, ao passar os prédios que dão para o portão começa o miúdo aos saltos na sua cadeira a gritar e apontar "Maaa maaa". Ele sabe que vai ver as manas. E quando as manas não estão à espera que ele as vá buscar, vêm a correr quando vêem que ele também está no carro.
Quando elas estão com a mãe e o pai liga para falar com elas por vídeo chamada, o Gustavo começa sempre a rir para o telemóvel e dá beijinhos no ecrã na cara das manas.
Eu nem percebo bem como mas a verdade é que brincam os três juntos. No outro dia brincavam às escolas. Uma com 13 anos, uma com 10 e um com 16 meses. Eles lá se entendiam, andavam pela casa com livros e mochilas e o mais novo ria à gargalhada.
Já me estou a preparar, para que quando for crescido as suas confidentes sejam as irmãs, não eu. Já me estou a preparar para ele preferir que sejam as irmãs a leva-lo a festas de anos. Já me estou a preparar para que ele prefira usar as roupas que as irmãs escolheram. E pode ser, isso tudo.
Sei que quando forem crescidos e tiverem as suas vidas as irmãs não vão fazer distinção uma da outra em relação ao Gustavo. Acredito que quando tiverem filhos, também não farão diferença de quem é mais ou menos tio. 


Estamos no Facebook aqui e estamos no Instagram aqui 


Gustavo e Gabriela, 2017

Gustavo e Gabriela, 2017

Gustavo e Matilde, 2017

As manas foram conhecer o Gustavo, 2016
No parque, Matilde e Gustavo, 2018

3 comentários:

  1. O melhor texto ate agora (apesar de gostar de todos). Sou meia irmã da parte da mãe e também da parte do pai. Para mim são irmãos só.

    ResponderEliminar
  2. Maravilhoso. É muito bom você pensar assim de duas meninas filhas de outra mulher. Bonito de se ver.

    ResponderEliminar
  3. Tenho "supostamente" dois meios irmãos que para mim são irmãos e ponto... Os meus filhos são de pais diferentes e ele não tem uma meia irmã ou um meio irmão.. Tem sim uma irmã mais velha e um mais novo ponto.. Mas já sofri na pele por me dizerem eles nem teus irmãos são... São meios irmãos... E eu gozona como sou digo sempre.... Que se lixe a metade boa e para mim a metade má deixo a para a sua má língua... Nao deixava de magoar mas levavam a resposta e iam embora. Amo os tanto como os outros e no fim de contas somos só 5irmaos que se amam para lá do que o sangue possa dizer....!!

    ResponderEliminar