sábado, 11 de agosto de 2018

Vá, eu conto.

"Onde estão?" e "Que água maravilhosa, onde fica?" são as frases que mais têm utilizado no blogue, depois de eu ter postado uma fotografia, por sinal muitaaa linda, do lugar onde estivemos de férias. Este post é apenas para responder a algumas questões que têm colocado relativamente às nossas férias. 
De facto acho que é um lugar mágico. Água que alterna entre o azul turquesa e o transparente que deixa ver o fundo, praia rodeada por uma paisagem digna de postal, imensas tasquinhas e diversão quer para crianças quer para adultos.
Desta vez escolhemos Sesimbra. Podem ir pesquisar imagens na internet para terem a certeza de que a paisagem e a cor da água é mesmo assim, e não foi uma batota qualquer feita por mim. 
Sesimbra é uma vila tradicionalmente pescatória. Fica inserida numa baía que é acompanhada por uma marginal que vai de um extremo ao outro da vila. Toda essa marginal é regada por um mar azul (e frio, é o único contra), uma areia impecavelmente limpa, e imensos bares, restaurantes e tasquinhas. As praias têm pelo menos duas casas de banho públicas impecavelmente limpas, sempre com papel higiénico e sabão. Numa destas casas de banho existem cinzeiros para as pessoas levarem para a praia.
O mar não tem ondas, a bandeira está sempre verde e existem bastantes pontos de vigia de nadadores salvadores, o que é um descanso imenso para quem leva crianças. Talvez seja por isso que esta praia tem tantas crianças. Como nunca vi, juro. Não houve um dia em que os miúdos não tenham feito amigos, desde o mais novo à mais velha. Por ser uma praia tão segura os pais acabam por dar mais liberdade aos filhos e às suas brincadeiras.
Mais ou menos a meio da praia existem uns insufláveis chamados aquajump. Aqui se fazem as maravilhas das crianças, que saltam, correm, contornam obstáculos e descem escorregas, e dos pais que ficam uma hora livres dos filhos. As nossas foram duas vezes pois os preços são bastante acessíveis. Mais uma vez os pais estão super tranquilos porque os miúdos levam coletes e têm um nadador salvador sempre presente. Eu digo e crianças e jovens neste nosso caso, mas também lá vi adultos. 
Para quem gosta de praia mas prefere estar por terra, pode fazer uma caminhada à beira mar. É no mínimo relaxante e acabam por conhecer toda a marginal.
Se não forem famílias dadas nem à água nem a caminhadas, existem no areal duas bibliotecas de praia. Têm bastantes livros para todas as faixas etárias, jogos de tabuleiro e um espaço à sombra com umas mesas e cadeiras todas giras. É também uma opção para fugir um pouco do calor. Uma destas bibliotecas têm ainda um parque infantil.
Deixando a praia de parte. E onde comer? Em todo o lado. Existe um sem número de tasquinhas, bares e restaurantes para todos os gostos e carteiras. Quem vem a Sesimbra devia ir pelo menos uma vez a um restaurante comer um peixinho grelhado que é sempre fresquíssimo, mas se são mais fãs de uma piza, bitoque ou hambúrguer, também encontram com muita facilidade. 
No centro da vila existe um forte que dá pelo nome de Fortaleza de Santiago. Neste local para além de um café com uma vista fabulosa para a praia, existem sempre exposições para visitar. De noite, existem concertos com frequência (existe um cartaz na porta com a programação mensal).
Falando de noite... Desta vez com um bebé a noite foi em casa, mas basta sair de casa (ou do hotel) para ficar indeciso. Quase todos os bares têm uma vista brutal, musica, cocktails, animação... difícil vai ser escolher.
Isto foi aquilo que nós vimos, mas acredito haver muito mais. Se já lá foram, ou se entretanto forem, partilhem a vossa experiência!
E já agora, estão de férias? Por onde?



As manas antes de estarem uma hora aos saltos sem adultos a chatear



Duas amigas da Gabi vieram passar o dia com elas e também quiserem experimentar os insufláveis.


Adeus, até daqui a uma hora. 

E pronto a loucura dos miúdos é no Aquajump.

Meu bebé estiloso. 



Os manos nas suas construções.

O meu bebé adora livros. Numa das bibliotecas de praia.



Sesimbra de noite. Fotografia retirada do google.


A Fortaleza. Fotografia retirada do google.


Sem comentários:

Enviar um comentário