quarta-feira, 22 de agosto de 2018

Isto dos blogues e outras cenas

Não é algo em que nunca tenha pensado.
Expor crianças, as suas histórias e a sua imagem. As deles e as minhas. Bom senso e moderação são para mim o mais importante.
Ontem uma senhora comentou, relativamente ao concurso do bebé Nestlé , que era irresponsável, perigoso e vaidoso inscrever os filhos. Tem todo o direito de achar isso, e não lhe tiro alguma da razão. Mas não era tão bom, que dentro dos limites do razoável, cada mãe se preocupasse com os seus filhos? É como a questão de furar as orelhas, ou de batizar um bebé. Eu também tenho a minha opinião sobre esses assuntos. Mas eu trato do meu filho. As restantes mães tratem dos seus.
No que diz respeito ao blogue e às crianças que nele aparecem há alguns cuidados que tento ter. Para começar, não escrevo ou coloco fotos relacionadas com as miúdas sem a sua autorização. Já são crescidas. O Gustavo ainda não sabe falar obviamente e torna-se mais complicado. Por vezes ponho-me a pensar no que ele gostaria de opinar.
Gosto de pensar nisto como uma viagem online através das nossas memórias. Às vezes vou ler posts meus com alguns meses e dou por mim a sentir uma grande nostalgia das coisas que já tinha esquecido.
Não coloco fotos dos miúdos na zona da sua escola, da sua casa, ou dos espaços que costumam frequentar. Se vamos dar um passeio ou passar férias, escrevo sobre isso só quando já voltamos. Se escrevo sobre outras crianças altero o nome obviamente. Se coloco fotografias de outras crianças, não mostro a cara, ou peço autorização aos pais.
Não escrevo sobre situações que penso que possam envergonhar algum de nós aqui em casa. Não coloco fotografias do Gustavo em momentos de grandes birras, por exemplo. Para mim, até pode ter piada, mas ele estava num momento de frustração e raiva e acho que isso deve ficar entre quatro paredes e não numa janela para o mundo. Vocês vêem aqui muita coisa, mas muita coisa fica para nós. 
Damos às miúdas os conselhos básicos que qualquer mãe e pai darão: não falam com estranhos, seja porque motivo for, não apanham boleia de ninguém sem nossa autorização, não saem da escola com ninguém, nem com os pais de colegas, a menos que nos peçam primeiro.
Também já pensei que podia colocar menos fotografias com as caras deles. Por outro lado, e as crianças dos anúncios, das novelas, etc? Das novelas que muito possivelmente a senhora que criticou vê, todos dias, sentada no sofá depois de ter lavado a loiça a correr para não perder nadinha.
Já vos contei aqui que o Gustavo foi chamado para um casting. Casting esse que acabou por não fazer assim que percebi que não era essa a sua vontade.
No que diz respeito a este concurso específico... Cada um sabe do motivo que o leva a participar. 
No que a mim diz respeito, ninguém tem o direito de me julgar por tentar que o meu filho ganhe três mil euros numa conta poupança em seu nome. Não acho que isso vá acontecer sinceramente. Já ficava muito feliz se ele ganhasse o cabaz de produtos Nestlé e o brinquedo. Acho ótimo se conseguirem fazer um bom pé de meia aos vossos filhos com aquilo que ganham. Eu não consigo. Já me culpo o suficiente por ter noção que não vou conseguir dar ao meu filho metade das oportunidades que a minha mãe deu enquanto era criança. 


Sigam a nossa página aqui

Se quiserem votar no Gustavo, façam-no aqui.

És o meu bebé, Nestlé ou não.


1 comentário:

  1. Ano passado participei com a minha Pipoca... obvio que nem cheguei a 50 likes, porque do Brasil não dá para votar e maioria dos meus contactos são de lá, mas também vi muitos comentários de likes que desapareceram, fiquei com um pé atrás e nunca mais participei. Concurso à parte, gostei da forma como colocou a exposição das crianças no texto. Penso igual , também tenho um blog sobre maternidade e se algum dia ela disser que não gosta, serei a primeira a retirar as fotos e se preciso acabar com o blog...

    ResponderEliminar