sábado, 15 de setembro de 2018

Tipos de pais (nas reuniões)

Início de ano letivo traz consigo reuniões de pais. Pessoalmente enquanto educadora não gosto muito dessa parte. A minha está para breve e já começo a pensar nos tipos de pais que se costumam destacar:

Os "Legalize".  Para eles está tudo bem. Não fazem perguntas e quando se pronunciam é para acenar com a cabeça e mostrar que estão seriamente na boa. Óbvio, claro e sem problema, são as expressões que mais utilizam.

Os "Hermione". Ao estilo da saga Harry Potter estes são como a famosa Hermione. Passam a reunião de braço no ar. Têm sempre algo a dizer ou a perguntar e ficam impacientes se não lhes é passada a palavra de imediato. 

Os "Doutores". Podem não ter estudado educação mas sabem mais que a educadora. Questionam tudo o que a educadora diz e dão conselhos de como esta deve proceder. Fazem uma vistoria à sala olhando atentamente para cada pormenor. Pedem algumas explicações mas não ficam satisfeitos com as respostas. Dão uma nova opinião de como a educadora devia fazer.

Os "A idade dos porquê". Sabem aquela fase das crianças em que fazem imensas perguntas por dia sobre tudo e mais alguma coisa? Estes pais nunca dizem uma frase que não termine com um ponto de interrogação.

Os "Tranquilos". São um pouco ao género dos "Legalize" mas falam mais. Também gostam de participar fazendo perguntas e dando opiniões mas sempre na base de um grande sorriso e compreensão. Confiam a cem por cento na equipa mesmo que tenham acabado de a conhecer. 

Os "Invisíveis". Entram mudos e saem calados. 

Os "Insatisfeitos". Para eles nada está bem. Dizem mal de tudo e nada os deixa felizes. Ao longo do ano, se a educadora cometer um erro são os primeiros a julgar, e quando a educadora fizer algo bem feito será apenas a sua obrigação.

Os "Escaldados". Normalmente são pais com uma má experiência no passado, que tiveram algum desacato com a antiga escola ou antiga educadora. Estão de pé atrás e muito atentos a cada palavra ou ação da educadora, e fazem questão que ela saiba disso.

Sem medos, digam-me a que categoria pertencem. Eu acho que estou entre os tranquilos e os invisíveis. Defeito de profissão talvez. Já o Zé deve estar nos Legalize.
Dos pais que tenho este ano, acho que a maioria está entre os Legalize, os Tranquilos, os Invisíveis e os Escaldados. De um modo geral tenho tido sorte com os pais que vou apanhando.... mas já apanhei um ou outro que valeram por todos os maus pais possíveis, ups.


Sigam a nossa página aqui.

Um dos meus primeiros grupos. 





6 comentários:

  1. Sou sem duvida uma invisivel, a não ser que algo corra muiiiito mal mas ainda assim prefiro conversar a sós com os professores do que fazer uma peixeirada, tb tenho uma no 11ºano e uma na sala dos 2 anos da creche :)

    ResponderEliminar
  2. Bem, sou sem dúvida das tranquilas, gosto de intervir, sim, mas normalmente com coisas construtivas e nunca para denegrir ou corrigir as educadoras. Acho mesmo que existe um exagero por parte de alguns pais. Sou uma mãe bastante atenta, mas não sou obcecada, importante para mim é vê-los desenvolver e serem felizes e educados. Talvez tenha tido muita sorte com as educadoras dos meus, talvez tenha aprendido a ser tranquila devido à vasta experiência (3 filhos e 4 enteados :) ), mas acima de tudo temos de confiar naqueles que nos ajudam a cuidar das nossas crianças, e, sim, gabo a paciência e a ternura com que sempre trataram os meus filhos.
    Tenho um respeito imenso pelos educadores/professores.

    ResponderEliminar
  3. Que descrição tão, mas tão verdadeira!!!! Sou tranquila e tenho muito respeito pelos professores dos meus filhos.

    ResponderEliminar
  4. Sou dos tranquilos de certeza... Também diga se de passagem que não tenho paciência para os pais que ficam agarrados há educadora a falar mil coisas que a educadora com certeza não consegue assimilar porque todas as crianças estão a correr de um lado para o outro. Enfim prefiro mil vezes falar numa reunião a sós em que acho que fica mais fácil para todos.
    :)

    ResponderEliminar
  5. Os escaldados e as partes menos más dos doutores. Mas estudei educação. Vejo cada pormenor da sala sim. Estranho quem não vê a sala toda, pelo menos a primeira vez e os legalize.
    Q tal fazer os vários tipos de professores?

    ResponderEliminar