domingo, 12 de janeiro de 2020

Fobia de dentistas

Tenho um dente do siso para arrancar, há dez anos. Tenho também um medo incrível de o fazer.
As fobias existem. Umas vezes é difícil perceber de onde surgiu determinada fobia, mas no meu caso, sei perfeitamente. É importante que fique claro que não tenho medo… tenho uma fobia enorme, são coisas muito distintas.
Comecei a ir ao dentista ainda em criança. Sempre tive imensos problemas com os dentes. Muitos dos meus dentes definitivos nasceram antes de os dentes de leite caírem, o que fez com que tivesse de arrancar muuiittooosss dentes ainda em criança. De todas as vezes, chorava do início ao fim do procedimento.
Já em adolescente, tinha a boca muito pequena para a quantidade de dentes que um adulto tem. Mais dentes para arrancar. Arranquei cerca de 5 dentes definitivos.
O assunto não ficou por aqui. Através dum raio-x percebeu-se que os dentes do ciso de cima, não iriam caber na boca. Foi necessário fazer uma cirurgia para tirar os dentes que ainda estavam inclusos. A minha mãe questionou o médico, se não seria melhor tirar os cisos todos pelo sim pelo não, já que eu estava a dormir. O médico garantiu que os cisos de baixo teriam espaço. Mas não tiveram.
A recuperação depois de ter tirado os sisos foi a mais dolorosa de todas. Se eu já tinha mesmo muito medo de dentistas fiquei com pavor. Não consigo ir ao dentista. Não consigo sequer ir a uma higienista fazer uma limpeza. Só de pensar nisso começo a sentir-me enjoada, tonta e com o coração a mil. 
Entretanto, os outros dois dentes do siso nasceram, e claro que não tenho espaço para um deles. Há cerca de dez anos que, após uma infeção na gengiva em volta desse dente, me foi dito que tinha de o tirar. Claro. Claro….
Todos os anos, várias vezes por ano, tenho esse problema e tenho de tomar antibiótico. De todas essas vezes me sugeriram tirar o dente assim que passasse a infeção. De todas essas vezes eu concordei, mas acabei por não o fazer.
Hoje fui novamente ao médico pelo mesmo motivo, e novamente me disseram que tenho de tirar o dente. Não sei se existe desse lado alguém com pânico de dentistas (ou de outra coisa qualquer), mas se existir, certamente me compreenderá. 
Eu sei o que tenho de fazer, mas um medo enorme impede-me disso. Só me imagino a ter um ataque de pânico e levantar-me da cadeira durante o procedimento.
Não sei se alguém já passou por isto, ou mesmo se haverá desse lado alguma dentista que me possa dar algum conselho de como lidar com isto.. aceito todo o tipo de sugestões para eu conseguir lidar com isto. Ultimamente andei a ler sobre sedação para casos como estes, mas pelo que percebo não há assim tantos médicos que o façam...

Podem seguir os nossos textos aqui e a nossa vida em fotos aqui .

(fotografia de VivaSaude retirada do google)

Sem comentários:

Enviar um comentário