segunda-feira, 20 de janeiro de 2020

Quem amamenta em público tem de se resguardar?

"Sou sim, contra amamentar em público à descarada." É esta a primeira frase a negrito de um artigo do jornal Sol, escrito por uma mulher que é mãe. Fiquei sem perceber no imediato o que era amamentar à descarada. 
No entanto, a frase seguinte já me deixou esclarecida: "Há já muitas mães que têm o cuidado de colocar uma fralda ou um avental de amamentação para alimentar os seus filhos em público. Não custa nada, o bebé fica feliz na mesma, a mãe resguardada do olhar e curiosidade dos outros, e estes continuam nas suas vidas." Pronto, então, amamentam à descarada as mulheres que não colocam o filho debaixo de panos e afins. A questão para MIM é... não têm de o fazer. E atenção, eu fi-lo. 
Nunca fui uma grande defensora da amamentação. Mais, nunca quis amamentar o meu filho. Optei por amamentar por saber que era o melhor para a sua saúde, ponto. E ainda bem que o fiz, é das melhores recordações que tenho do meu filho bebé.
O meu filho, infelizmente, mamou apenas até aos três meses e pouco. Nasceu de inverno, portanto nesses meses em que amamentei acabei por não sair assim muito com ele. Logo, foram raras as vezes em que amamentei em público.
Das vezes em que amamentei em público, não me senti muito à vontade. Mas isso fui EU. Acho maravilhoso as mulheres que amamentam "à descarada". 
Acho lindo o ato de amamentar. Se uma mulher se sente bem para amamentar no meio de mil pessoas, pois que o faça. Era o que faltava uma mulher ter de resguardar para alimentar o seu filho. 
"Choca-me" um bocado saber que existem pessoas que se sentem incomodadas com um ato tão natural. É um bebé a beber leite da sua mãe. Que mal pode haver nisso ao ponto de quem passa se incomodar? Com que olhar olham aquela mãe ao ponto de acharem errado o facto de a mesma estar a alimentar um filho sem se tapar? É que reparem, apesar de na sociedade as mamas terem uma conotação sexual, elas existem no corpo da mulher precisamente para desempenharem a função de alimentar a sua cria.
A senhora que escreveu o tal artigo escreve ainda que existem outros atos naturais, como fazer chichi e cocó, e não é por isso que o fazemos em público. Logo, amamentar deve ser encarado do mesmo modo e longe dos olhares de terceiros. Parece-me uma comparação tonta. 
Respeito a opinião da senhora que escreveu o texto, embora não concorde. Tem o direito de se sentir incomodada ao ver uma mãe amamentar e lá terá as suas razões. O que não me parece muito razoável, é que para que esta senhora (e para outros que também se sentem incomodados) não se sinta incomodada, uma mãe tenha de se "esconder" para alimentar o filho.
Acabei agora de jantar. Imaginei-me a fazer a minha refeição com um lençol em cima da minha cara. Acho que é mais ou menos isto que se passa quando tapamos um bebé com um pano enquanto mama. 


Sigam a nossa página aqui . A nossa vida em fotos aqui.

(Fotografia retirada da plataforma google)


Sem comentários:

Enviar um comentário