quinta-feira, 27 de junho de 2019

Fralda, chucha, biberão - ainda por cima é educadora.

- "Ainda por cima é filho duma educadora" que vergonha. - dizem as pessoas aos constatar três coisas sobre o meu filho. Usa chucha, tem fralda, bebe biberão.
Sou uma pessoa ansiosa de natureza. Os primeiros meses pós parto foram o caos, com uma grande depressão. Entretanto consegui fazer com o Gustavo algo que nunca tinha feito na minha vida: descomplicar.
Não tomou banho ao fim da tarde? Não morre, toma amanhã de manhã. Não almoçou bem? Lancha melhor. Não come sopa? Come verduras em sumos ou purés. Quer adormecer na minha cama hoje? Adormeça.
E quando eu consigo descomplicar, o que fazem as pessoas?? Lixam-me o juízo. 
O miúdo fez dezoito anos e eu não reparei?? Da última vez que verifiquei tinha dois anos e meio.
O biberão, devido às cáries associadas a esse objeto, não me importava que deixasse já, e ando nessa luta. O rapaz é acordado às 6h30 da manhã. Vocês têm paciência para a essa hora se sentarem na mesa a tomar o pequeno almoço? Eu não. Ele também não. E sim, já tentei palhinhas, copos todos giros, ainda não resultou. Pede sempre o "Leitinho no biberão laranja na caminha da mãe e do pai". E eu dou. Quando dorme na casa da avó e acorda por ele, não quer o biberão. Quando passamos o fim de semana ou férias nalgum lado e também acorda por ele, também não quer. Calma, há-de largar quando estiver preparado.
A fralda? Vai todos os dias à sanita. E sempre que vai, faz. Mas acha imensa piada a fazer chichi no chão de propósito. É muito imaturo nesse aspeto. E então? Já viram algum gajo de quinze anos a namorar usando fralda? Eu também não. Ele há-de deixar.
A chucha? Nunca quis dar chucha ao Gustavo. De início ele não pegava nelas. No desespero das cólicas o Zé foi insistindo. Não anda o dia inteiro de chucha. Dorme sempre de chucha e durante o dia por vezes pede, principalmente quando se magoa ou está com sono, ou quando vai ao médico. Claro que sei que a chucha pode deformar o palato entre outras coisas. Claro que quando a pede tento sempre distrai-lo com algo para que se esqueça. Mas calma, há-de larga-la.
Acho ótimo quem tira a fralda aos filhos ainda antes dos dois anos. Acho maravilhoso quem larga o biberão ainda com meses. Acho incrível quem nunca usa chucha.
Mas deixem o meu bebé ser um bebé. Cada criança tem o seu tempo (dentro do razoável) e com o meu filho preocupo-me eu.
O fantástico é que o miúdo até já adquiriu algumas competências que nem são supostas para a sua idade mas o que importa às pessoas ressalvarem, é que devo ser uma péssima mãe, porque nem o desfralde do meu filho consigo fazer, quanto mais dos filhos dos outros....

Sigam-nos aqui

Sigam-me aqui

O meu bebé lindo que usa chucha, fralda e biberão.






2 comentários:

  1. Sou neuropedagoga, mãe de uma menina que vai fazer 3 anos no fim do mês de setembro. Biberão não quer desde que fez 1 ano. Levanta-se também às 6h mas como está comigo no meu trabalho e eu vou para abrir a porta, vai de pijama e toma lá o pequeno-almoço. Chucha usa (infelizmente). Não que me agrade mas agora durante o dia anda no meu bolso. Quando a pede, quando está nervosa, quando nos vamos deitar e ela pede... Dou. Vamos tentando tirar. Fralda? Nem consigo que faça nem na sanita nem no penico. Já comprei redutores, vários tipos de bacio escolhidos por ela... Aos fins de semana se estivermos no nosso quintal anda sem fralda mas não pede nem quer ir. Faz no chão e este ano quando tratámos da piscina, nesse mesmo dia andámos a "pescar submarinos" porque houve descuido. A minha também é "filha de pedagoga" e muitas vezes também me olham de lado mas... Azar. A mãe sou eu, eu é que sei o que é melhor. E o melhor é criar uma criança feliz e não uma criança ansiosa, com pressão de ser a melhor. chega de criarmos números e robot. Chega de criar sobreviventes em vez de crianças com vida!

    ResponderEliminar
  2. "E o melhor é criar uma criança feliz e não uma criança ansiosa, com pressão de ser a melhor. "

    Adorei, é isso mesmo! Beijinho

    ResponderEliminar