sexta-feira, 13 de setembro de 2019

Queria que o Guga fizesse algum desporto.


Acho importante que as crianças desde pequeninas  pratiquem algum tipo de atividade física, até para combater a vida cada vez mais sedentária que se leva. Por outro lado é importante conviverem com outras crianças, fora do contexto escolar.
No caso do Gustavo, aos oito meses tentámos a natação. Os horários disponíveis interferiam com a hora da sua sesta e não nos conseguimos ajustar.  Foi apenas três vezes: duas dessas vezes estava cheio de sono portanto esteve sempre a chorar, a outra vez adormeceu à porta das piscinas nem chegámos a entrar.
Voltámos a pensar em coloca-lo num desporto quando tinha dois anos  e poucos meses. Aqui voltámos a ponderar a natação, mas embora o horário já não interferisse com a sua rotina do sono, era ao sábado. Eu pessoalmente gosto de ter os fins-de-semanas livres de tudo e sem obrigatoriedades, até porque temos uma casinha de férias disponível (não nossa) onde passamos muitos dos fins-de-semana com bom tempo.
Entretanto procurei uma ginástica para crianças pequenas. Eram todas incrivelmente caras, 25 euros uma hora por semana, e também ao sábado. Até que…. Encontrei uma mesmo perto de nós, a 12 euros e meio, e à quarta-feira ao fim da tarde. Perfeito.
O Gustavo foi experimentar e adorou. Eu também adorei porque para além de tudo o que já referi, queria que ele interagisse com outras crianças e que respeitasse outros adultos, visto não estar na escola.
A coisa correu muito bem durante um mês. Depois o meu horário de trabalho mudou e ele teve de começar a ir com o pai. Não sei que raio se passou naquela cabecinha que começou a não querer ir, acordava já de manhã ansioso a pedir para não ir à ginástica. Não insisti, porque acho que é uma coisa que tem de partir dele.
Entretanto passaram quase quatro meses e gostava que ele voltasse a ir a essas aulas. Já lhe falei disso duas vezes, na primeira vez disse que sim, na segunda disse que não…
Acho que o que não lhe agrada, é o facto de ter obdecer a ordens e regras (mas esse era um dos principais motivos para eu querer que ele fosse) Por exemplo, a ginástica tem jogos, trampolins, escorregas…. E ele vê um pouco aquilo como um parque. Mas ao contrário do que acontece no parque, não é chegar e ir para onde quer, e acho que isso lhe fez confusão.
Por mim, até penso que só lhe fazia bem, ainda que das primeiras vezes refilasse e chorasse (até porque é só birra mesmo, de querer ir descer no escorrega e não poder por exemplo), mas por outro lado, as coitadas das professoras querem dar a aula e não têm de estar a levar com as birras do rapaz.
Quando o rapaz decidir se quer voltar ou não, eu dou notícias.





Sem comentários:

Enviar um comentário