quinta-feira, 26 de abril de 2018

Parece um filme, mas foi o meu parto

Acordei de manhã enjoada e com dores de barriga. Como foram muitas as vezes que me senti assim na gravidez não dei grande importância.
Já estava de 39 semanas e 4 dias, mas o colo do útero estava demasiadamente subido e rijo, pelo que tudo indicava quer pela médica de família quer pelo obstetra que teria de se induzir o parto. Tinha dores sim, mas tive durante os 9 meses e não eram assim tão diferentes.
Estava cansada da gravidez. Eu sei que a maioria das mulheres adorou estar grávida, mas eu não.
Nessa manhã, já saturada, farta, enjoada e com dores só tinha vontade de chorar. Estava irritada.
Tinha consulta marcada e lá ia eu com o meu marido. Tinha mais dores e estava a começar a sentir-me mesmo mal. Nunca em toda a vida nenhuma de nós tinha sido mandado parar numa operação stop. Até esse dia. Epah, a sério??
"É favor encostar" disse o agente um pouco arrogante. Foi aí que eu comecei a chorar desalmadamente. Só queria chegar à porcaria do médico e que me tirassem o miúdo.
O Zé, calmo como sempre tenta a sua sorte: -" Desculpe senhor agente...". A resposta foi um rude e bruto "Já mandei encostar". 
Quase a medo o Zé põe a cabeça de fora da janela e diz que a sua mulher estava grávida.
Só queria ter filmado a cara do senhor ao olhar para uma gravida no fim da gravidez a chorar e em pânico com as dores. Foi genial juro. "Sigaaa sigaaaaa" gritou o agente ahah.
E seguimos.
Ao chegar à consulta estava mais calma e as dores abrandaram. Tinha contrações, eram disso as dores. Mas o colo do útero continuava tão rijo e em cima que não havia sinais do bebé querer sair por ele. Marcámos a indução do parto para daí a 8 dias.
Assim que saí da consulta as dores começaram a intensificar ligeiramente. Já tinha lido sobre o toque fazer a mulher entrar em trabalho de parto mas não me parecia o caso.
Entretanto recebi uma mensagem, tinha ganho um telemóvel num passatempo de natal ao qual tinha concorrido. A sério???
Fui almoçar à minha mãe. Não comi nada. Fiquei só sentada no sofá com dores. Tinha ido ao médico que me disse que não estava para breve e eu acreditei. Tinha tido dores a gravidez inteira. Não pensei que fosse o Gustavo a querer sair.
Voltei para minha casa onde passei a tarde no sofá cada vez com mais dores.
Ao fim do dia mandei mensagem ao médico que me mandou dirigir-me ao hospital. 
A minha mãe veio trazer-me roupa que tinha lavado a minha casa e quando entra dá por mim a  chorar e gritar porque estava com muita prisão de frente e queria fazer cocó. Ok é ridículo mas cheguei a tomar um dos laxantes que o médico me receitou para a prisão de ventre porque sofri muito com isso durante os últimos 3 meses. A sensação era igual. Sim, também já tinha lido sobre isso, mas continuava a confiar que ia ter de induzir o parto. "VAI JÁ PARA O HOSPITAL ISSO É O BEBÉ". 
No caminho disse ao Zé "Chegamos lá e vão mandar-nos para casa. Eu sei que isto são aquelas dores que já tive e disseram que era só cansaço e stress. Mais valia não irmos."
O próprio pai da criança achava o mesmo. Primeiro, durante a gravidez fui duas vezes ao hospital com dores muito fortes de barriga. Não era nada. Segundo o médico tinha dito que não estava para breve. 
Lá chegamos às urgências donde já não saímos.... sem o Gustavo, que nasceu 3 horas depois no meio de complicações. Mas isso já fica para outro post.


E essas histórias do parto? Contem-me tudinho vá. 


https://www.facebook.com/nossodeledosoutros/ 

Depois da epidural 'Ta-se bem

Meu deus. "isto" é meu? Eu fiz "isto"?

Não quero parar de olhar para ti.

5 comentários:

  1. Ahahah operação stop em trabalho de parto é muito bom

    ResponderEliminar
  2. Quem tinha razão quanto ao dia???

    ResponderEliminar
  3. Olha a mim também me disseram que ia demorar, depois de acordar indisposta, que nao era normal, tive gravidezes optimas, fui ao centro de saúde, fizeram o toque e: "Naaaao ainda falta, ainda nem tens dilatação"
    Assim que sai de lá fui à praia para ir andar, assim que saiu do carro e dou meia dúzia de passos rebetam as águas LOL.
    Eles lá sabem quando querem sair 🤗😘

    ResponderEliminar
  4. Tive uma consulta a 12/09 e a médica também disse que não tinha dilatação, que o colo do útero subido, ah e tal vá lá fora marcar uma cesariana. A medo lá fui... Ficou marcada para 25/09 uma data muito triste para a família, chorei porque não queria que a minha criança nascesse nesse dia... Digo a minha criança porque não sabia qual o sexo da criança, nunca deixou ver. . . Mas voltando ao parto... Marco a cesariana, dia 13 e 14 ando muito a pé, namoro muito com o marido, dia 15 de madrugada as 4h da manhã rebentao as águas, as 7h vou para a maternidade, as 9h a minha filha está cá fora, linda e deslumbrante. Um parto rápido e indolor devido a epidural.

    ResponderEliminar
  5. Os meus dois partos foram induzidos mas o primeiro sofri MTS horas desde as oito da manhã ate á 1hora do dia seguinte. Com epidural saiu com ventosa e em sofrimento nem veio para o meu colo. Não sentia para fazer força e por isso fizeram episodomia e ele nasceu com um médico quase sentado em cá de mim para o ajudar a descer. Tive uma recuperação horrível. Do segundo filho indução também às 12 horas dão me o comprimido. As 13 rebentam as aguas. Lá para as 18horas começam as dores primeiro suportáveis depois lá para as 30 horas já chorava e estavam MT próximas. Mandaram o meu marido para casa pois faltava MT dizia a enfermeira. Ele foi para casa e quando estava a meter a chave á porta .... Ligo lhe volta para o hospital o Rafael vai nascer. Dei dois gritos no internamento e disse que queria fazer força levaram me para o bloco de partos e eu achei que ia nascer no elevador . Já não dava tempo para levar a epidural já tinha os 10 dedos de dilatação. As dores eram de subir paredes horríveis. Finalmente o meu marido chega e com alguns puxões e como senti tudo e sabia onde fazer a força o Rafael nasceu
    E veio para o meu peito e o pai cortou o cordão e foi a experiência mais incrível da minha vida. Que pena tenho de não poder dizer isto do parto do meu filho mais velho. As dores passaram no imediato. E o meu menino estava bem e só levei dois pontos. Pude cuidar dele pois ao fim de seis horas andava de pé e super bem disposta. Foi incrível as dores são horríveis mas poder ter controlo no parto e poupei o a ele de sofrer! Pormenor! Gritei MT mesmo MT e as enfermeiras ainda me dizeram que fazia bem em gritar pois ajuda! Ninguém me censurou. O meu filho nasceu no HGO com uma equipa fantástica que nunca vou esquecer. O carinho e a paciência. Sou MT grata!

    ResponderEliminar