sexta-feira, 3 de abril de 2020

O covi19 e os meus estados de espirito.

Não sei como vocês estão a lidar com este maldito vírus, sei que eu estou a começar a sentir-me bipolar. Tenho passado por imensas fases e imensas linhas de pensamento.


Pessimista - Nos dias em que assumo esta postura, vejo um futuro negro e não consigo de modo algum atenuar a coisa. Vejo as notícias várias vezes por dia, foco-me no número de mortes e penso nos seus entes queridos. Penso em Espanha e em Itália especialmente. Lembro-me das imagens dos camiões a transportar cadáveres. Esse cadáver pode vir a ser o meu, ou de alguém que amo. Olho para a janela e sinto-me presa. Custa-me a respirar porque não quero mais estar fechada, e acho sinceramente que vou entrar numa depressão brutal se não for possível sair de casa em breve. Penso nas famílias que dependem de negócios próprios e que estão sem meio de sustento. Sinto medo pelo futuro da economia e pelas pessoas que podem vir a perder o seu emprego. Imagino-me a ser uma dessas pessoas. 


Filosofa- Porque raio foi isto acontecer? Quantas pessoas mais vão morrer? Até quando os profissionais de saúde vão aguentar? Até quando vamos viver assim? Será que brevemente podemos voltar à nossa rotina? Como será a nossa rotina depois desta pandemia? Será que algum dia vai ser tudo como era antes? Com que mazelas ficarão as pessoas que estão a viver este drama na linha da frente, lidando com tanta pressão? E os idosos que estão mais sós do que nunca? E as crianças com necessidades educativas especiais que ficaram sem as suas terapias? E se…? E se …?


Otimista - Falta mais de um ano para termos uma vacina disponível. É simplesmente impossível que um país fique parado durante um ano. Mais cedo ou mais tarde, vamos ter a nossa vida de volta, ainda que seja com restrições. Talvez antes da vacina surja um medicamento que cure as pessoas. Talvez existam tantas pessoas infetadas sem sintomas, que permita que seja criada imunidade de grupo ao vírus em breve. Talvez os cientistas descubram uma cura ou prevenção milagrosa em tempo recorde. Talvez o vírus não sobreviva de todo ao calor e com a chegada do tempo quente existam menos infetados. Talvez por motivos que nem percebemos, os números de casos comecem a descer drasticamente. Talvez venhamos a ter maneira não de eliminar o vírus, mas de arranjar maneira de viver com ele sem nos infetarmos. 

Hoje estou na fase filosofa.. mal de dormi de noite a pensar em tudo e mais alguma coisa. Neste momento estou a pensar, que a esta hora estaria no trabalho a deitar os meninos na sesta. O Gustavo estaria nos bisavós a brincar com camiões na varanda, à espera que o pai o fosse buscar.

E vocês, também vão tendo estados de espírito diferentes? 

Podem seguir a página aqui , e ver a minha vida em fotos aqui.

Fotografia com um ano… acho que não tirei uma única foto desde que tudo isto começou. Não é algo que queira recordar.




Sem comentários:

Enviar um comentário