domingo, 26 de abril de 2020

Isolamento - atividades para os miúdos

Não tem sido fácil para ninguém estar em casa, e quando temos miúdos, pode ser caótico.
No meio de toda a loucura que tem sido, a melhor estratégia tem sido manter a malta jovem cá de casa entretida. Por um lado o Gustavo que é criança, mas por outro as irmãs adolescentes que sem orientação, por elas passariam o dia todo a ver televisão e mexer no telemóvel.
Ficam aqui algumas atividades que temos feito para nos mantermos entretidos em casa.




A popular plasticina. Ao brincar livremente com ela o Gustavo fartava-se rapidamente, por isso pensámos em jogos em que pudéssemos utilizar este material. Fizemos formas e escrevemos nomes, letras e números.








As mais velhas já não dadas a jogos de plasticina obviamente, por isso pusemo-las a fazer um puzzle de 500 peças. Receberam esse jogo há 3 anos no Natal e nunca tiveram paciência para o terminar. Desta vez, demoraram seis horas, mas conseguiram. Assim que o terminaram o mais novo destruiu tudo. Ficaram a gostar um bocado menos do irmão, mas estiveram entretidas durante um dia inteiro.





Esta brincadeira surgiu do Gustavo. Um miúdo de apenas três anos inventou um jogo giríssimo. Foi sozinho à casa de banho buscar cotonetes e começou a monta-los de modo a formar letras. Fez sozinho o T e o V. Depois, com a nossa ajuda fizemos mais letras e até desenhos.






Cozinhar. O zé é quem cozinha cá em casa. A Gabi e o Guga saíram ao pai. Adoram passar o dia no meio de tachos e panelas. A Matilde vai ajudando. Têm tido duas ou três tardes de culinária por semana. Fazem absolutamente tudo sozinhos (a Gabi já tem 15 anos e ajuda e orienta os irmãos). Na última semana fizeram folhados de salsicha e de chocolate e bolo cookies. Enquanto cozinhavam, comiam  e limpavam, estavam uma tarde inteira entretidos. 





Fazer sombras. Mais um jogo que o mais novo inventou. Foi buscar um banco e uma lanterna (a única coisa que pediu no Natal foi uma lanterna azul). Pôs a lanterna em cima do banco apontada para a parede e apagou as luzes, começando a fazer sombras na parede. Ficámos espantados com a brincadeira tão gira que ele foi arranjar. Na varanda, esperamos pela altura em que bate o sol e também brincamos às sombras, com um solinho bom.




Fomos fazer uma caminhada e o Guga escolheu algumas folhas caídas para o pai colocar num saco. Pelo sim pelo não, deixámos as folhas no saco 3 dias antes de utilizar. Depois com tintas, em vez de pintar com pinceis pintámos com essas folhas. Foi mais um género de carimbagem e o miúdo adorou.




Espero que tenham gostado das atividades e que possam tirar algumas ideias. Entretanto, na minha página do instagram eucatarinagarcia partilho diariamente atividades que podem ir fazendo. 


Podem seguir a nossa página aqui. Se tiverem atividades para nos sugerir, aceitamos com muito gosto. Beijinhos dos cinco, mantenham-se isolados.








Sem comentários:

Enviar um comentário