quarta-feira, 23 de outubro de 2019

O professor que agrediu o aluno - e todos os professores já agredidos


Um professor terá agredido um aluno de 13 anos, quando este se recusou a entregar-lhe o telemóvel. É esta a notícia quem feito correr tinta nos jornais, passado em rodapé no telejornal e incendiado as redes sociais.
Esta notícia irrita-me como a porra por dois motivos distintos.
O primeiro motivo é a solidariedade que vejo de outros professores para com este professor. Mais que isso, é o aplaudir de colegas à postura deste senhor. Eu não estava lá para ver, mas de acordo com o que saiu nas notícias, o professor terá insultado o jovem verbalmente chamando-lhe de filho da p*ta, cabr*o entre outros. De seguida, terá atirado com a cabeça do jovem contra a mesa com força, fazendo com que este tenha recebido tratamento hospitalar. Não sei o que terá despoletado este comportamento, o jovem pode até ter feito frente ao professor e ter sido incrivelmente mal educado, mas nenhum profissional da educação pode ter um comportamento deste género.
Acredito que o professor não estivesse bem mentalmente, e também acredito que ninguém está livre de ser levado ao limite e de ter ações criminosas como esta. Ninguém mesmo. Ainda assim, não desculpabiliza a ação do senhor e só tem de sofrer as consequências. Este senhor foi detido e aguarda que lhe sejam aplicadas medidas de coação.
Outro ponto que me irrita tanto ou mais como este é o seguinte: onde está o sentido de justiça e a imparcialidade? A semana passada duas auxiliares e um professor foram fortemente agredidos pelo pai de um aluno. Foram socados e pontapeados, tendo todos que receber tratamento hospitalar. Este senhor não foi detido. Casos como este ocorrem todas as semanas, mas todas mesmo. Porque raio estes casos não interessam à comunicação social? Porque raio todos podem agredir professores e auxiliares e não serem sequer chamados à atenção, quando mais detidos?
A maioria das pessoas está incrivelmente revoltada com a agressão do professor ao aluno, mas são poucos os que se incomodam com as agressões de alunos (e se as há) e familiares a professores.
Todas as semanas profissionais da educação são insultados e agredidos durante o exercício das suas funções. Mas ninguém quer saber. A falta de professores está a tornar-se uma realidade em Portugal, e pelo modo como a comunicação social e o próprio estado tem vindo a tratar esta classe, não me admira que venha a piorar.
Nessa altura, todos esses que tanto julgam e apontam o dedo aos professores, deviam ficar em casa a dar aulas aos filhos.



Sigam a nossa página aqui 


Fotografia retirada do google br

Sem comentários:

Enviar um comentário