quarta-feira, 1 de julho de 2020

O que levei em conta para escolher o colégio do Guga.

Em setembro, o Guga vai finalmente para a escola.

Há algum tempo que andei a sondar várias escolas e colégios, desde o público ao privado passando por Ipss’s. Isto de ser educadora tem muito que se lhe diga na escolha de um local para o nosso filho iniciar a escola. Acabo por não ter em conta apenas a visão de mãe mas também de profissional. Assim, andei a reunir opiniões de amigas mães com filhos em diferentes colégios, e daqueles com que fiquei com uma boa impressão, tentei encontrar colegas que já lá tivessem trabalhado.

Existiram algumas coisas que para mim, foram fundamentais na escolha, e vou dizer-vos quais são por ordem da mais importante para a menos importante.

 

Primeiro, obviamente, ter sido recomendado quer por mães que têm ou tiveram lá os filhos, quer por colegas que tenham trabalhado lá, fico muito mais descansada por “conhecer” o colégio em questão.

 

Segundo, a educadora ter uma entrevista com os pais, antes da criança começar a frequentar, de modo a entender a rotina e maneira de estar da criança que vão receber, e de modo a eu poder tirar diversas dúvidas e expressar as minhas ansiedades e expetativas.

 

Terceiro, que foi também motivo de eliminação de algumas outras escolas: ser num local relativamente perto da nossa residência, de modo a que o pai, avós e bisavós o possam ir buscar de vez em quando, para estar o menor tempo possível na escola.

 

Quarto, que os trabalhadores estejam há bastante tempo na instituição. O facto de existir uma equipa que é a mesma há tantos e tantos anos, faz-me crer que as coisas correm bem e que as pessoas que lá trabalham estão felizes e motivadas, por um lado, e que a entidade patronal mantem lá as pessoas porque trabalham bem, por outro. 

 

Quinto, que tenha espaço exterior para as crianças utilizarem com frequência.

 

Sexto, ter tudo incluído na mensalidade. Neste caso, optamos por uma ipss onde irá ter incluído desde o reforço da manhã, almoço, lanche, e reforço da tarde se necessário, para não ter de me preocupar em enviar lanches.

 

Sétimo, ter horário alargado. Não que pretenda que ele fique na escola de manhã à noite, nem que passe lá as férias de verão, mas que me dê segurança caso exista algum dia em que eu ou o Zé tenhamos ambos de sair mais tarde do trabalho. Que esteja também aberto durante o mês de agosto. Mais uma vez, ele em princípio nunca irá porque o pai tem férias em agosto o mês inteiro, mas não se sabe o dia de amanhã.

 

Oitavo, que tenha atividades no colégio. Neste caso será ginástica e música que estão incluídas na mensalidade, e tem outras que podemos escolher.

 

E pronto, foi assim que escolhi a Ipss onde queria que o Gustavo ficasse, e já me informaram que teve vaga. Vamos a isto! (Ele não quer ir, para que conste, já eu acho que está a precisar com urgência de ir,e já me arrependi de não o ter colocado mais cedo na escola).

E por aí, o que consideram importante na escolha da escola? E há mais alguém com filhos a irem para a escola pela primeira vez? 


Podem seguir-nos aqui e ver a minha vida em fotos aqui .



 

 


Sem comentários:

Enviar um comentário